domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pacientes reumáticos estão sem remédio que alivia dor



MATÉRIA DE O LIBERAL 17/02/2011

Um grupo de 150 pacientes reumáticos está sem receber a Leflunomida 20mg, fornecida pelo Estado e entregue na Santa Casa de Misericórdia. Usado no tratamento da artrite reumatóide, o remédio custa entre R$ 300,00 e R$ 600,00 a caixa com 30 comprimidos de uso diário. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em nota oficial, confirmou que o processo anual de compra do medicamento, iniciado em 2010, ainda não foi finalizado e que uma compra emergencial suprirá a demanda. A Sespa não divulgou, porém, uma data para normalizar a entrega.
A presidente do Grupo de Apoio à Pessoa Portadora de Reumatismo (Garp), Meriam Cruz, obteve no hospital a informação de que um lote da Leflunomida deverá ser entregue até a primeira semana de março, comprado em caráter de urgência para atender pacientes de Belém e do interior, sem condições financeiras de arcar com o tratamento.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que a aquisição do medicamento Leflunomida 20mg foi solicitada em agosto de 2010, por meio da Compra Anual, "que ainda não foi finalizada, porque está sendo feito o Registro de Preço de todos os itens desse processo referente ao Componente Especializado". A nota informa também que, "com o intuito de minimizar a situação de irregularidade de abastecimento, a Coordenação Estadual de Assistência Farmacêutica solicitou uma compra emergencial e em breve os medicamentos estarão disponíveis."

Nenhum comentário: